Artigos

10.02.2011

O caso Chris Lee ou quantos "eus" você tem?

© Khristian Paterhan C.

Estava lembrando com um dos meus coachees no Sistema Eneagrama 360º, o caso do ex-congressista americano Chris Lee que deu a volta ao mundo com a velocidade da internet  em 2011: ele vivia uma ilusória experiência virtual que acabou destruindo sua carreira e sua vida pessoal.

A lição desta tragicômica notícia disponível na web é a seguinte: Você tem quantos “eus”? Quantos deles são seus aliados?

Quantos deles podem sabotar ou sabotam você?

Quantos deles poderiam destruir sua missão de vida, sua carreira profissional, sua família, enfim, quantos desses “eus” poderiam acabar com você como aconteceu com Chris Lee?

Nosso mundo interno é comparado ao famoso Labirinto de Creta no qual habitava um ser monstruoso conhecido como Minotauro que esmagava e destruía quem o enfrentava.

O desafio não era apenas enfrentar o Minotauro, também era poder entrar e sair do labirinto sem se perder. Teseo, o herói que conseguiu a façanha de entrar, destruir o Minotauro e depois sair, somente foi bem sucedido graças ao apoio de Ariadne.

Para vencer nossos “eus” sabotadores, ou destrutivos precisamos de apoio externo, porque de outra maneira podemos ser esmagados por eles.

É o que aconteceu com o ex-congressista Chris Lee. Ele, na vida real, era um político importante, casado, respeitado socialmente, porém, ele tinha criado uma vida virtual dedicada à procura de aventuras sexuais, apresentando-se como um divorciado e se exibindo em fotos provocantes.

O filósofo Georges I.Gurdjieff que inspira meu Sistema Eneagrama 360º - poderosa ferramenta de autoconhecimento e de gestão de pessoas, utilizada no mapeamento da personalidade em processos de Coaching - ensinava que em nosso mundo interno, temos um lobo e um cordeiro que precisam se reconciliar.

A cada certo tempo é importante entrar nos nossos labirintos internos para realizar a conciliação de nossa parte lobo com a nossa parte cordeiro.

Para tanto, é necessário o apoio externo.

Seja através de um processo psicoterapêutico, seja num processo de Life Coaching, cada um de nós precisa e pode realizar a conciliação desses “eus” internos que muitas vezes se tornam nossos inimigos. Todos nossos “eus” podem se tornar nossos aliados.

Não deixe que sua personalidade seja mais forte que o seu SER. Descubra-se! Conheça seu mundo interno.

Este é o único caminho para realizar com sucesso sua vida pessoal, familiar e profissional. Enquanto a personalidade está dividida e em conflito, é impossível manifestar-se como um indivíduo, ou seja, sem divisão.

O desafio da individuação é tornar a personalidade passiva em relação ao SER. Este é o caminho para o verdadeiro sucesso e realização.

Este é o nosso maior desafio!

 

 

Facebook

Twitter