Artigos

20.07.2011

ENEAGRAMA DA UNIDADE GLOBAL

MANIFESTO DO ENEAGRAMA DA UNIDADE GLOBAL

Nova Liderança para a Prosperidade Global – Eneagrama & Responsabilidade Social 

Copyright Khristian Paterhan. Todos os direitos reservados

Global Unity Enneagram está no Facebook, curtam e participem!

"Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, estes três: porém o maior destes é o Amor."

Apóstolo Paulo (1)

Será através da aplicação do Eneagrama da Unidade Global que deixo para a análise e reflexão dos Eleitos, que as 9 principais questões (3 nucleares localizadas nos Pontos 9, 6 e 3 do Eneagrama e 6 relacionadas e interatuando na dízima periódica 0,142857...) a serem desenvolvidas nestes "últimos tempos" nos permitirão conseguir o propósito superior e inegoísta de evitar o possível "desvio" evolutivo:

Ponto 9: Amor em Ação para a Conservação e Proteção do Corpo Global: Igualdade.

“Na nave espacial Terra não há passageiros. Todos são tripulantes”.

Marshall McLuhan

Conservar e proteger a vida é a maneira como o Eleito demonstra, na prática, sua compreensão da Lei da Unidade de Todas as Coisas no Plano Físico. Todos somos testemunhas da gradual e perigosa deterioração do meio ambiente. Sabemos dos inquietantes desequilíbrios ecológicos, atualmente, existentes e compreendemos como eles afetam a vida neste planeta. A poluição da nossa atmosfera e das nossas fontes de água e alimentos está provocando alarme em todo o mundo. Sabemos que os desastres ecológicos, produtos da depredação e do uso irracional dos chamados "recursos naturais", poderão, não apenas vir a aumentar a miséria e a fome no nosso planeta, como também poderão inviabilizar a existência futura da nossa espécie e das outras formas de vida com as quais compartilhamos esta nossa casa cósmica. Sabemos estas coisas e somos informados, diariamente, sobre estes assuntos. Porém poucos são os que reagem. O desinteresse, a apatia, a indolência, característicos do aspecto negativo do Ponto 9 Eneagramático, devem ser urgentemente superados. Está na hora de atuar individual e globalmente para que nosso planeta possa continuar oferecendo essas condições naturais que garantem a vida e todos os seus ciclos de harmonia e equilíbrio.

Devemos trabalhar para ter consciência desse nosso Corpo Global e impedir que ele continue a adoecer. Precisamos Proteger (Ponto 8) e Conservar a vida e sua Ordem Dharmica (Ponto 1). Existem muitas organizações e grupos que trabalham em prol do equilíbrio ecológico do planeta. Nosso dever é participar delas, apoiá-las, colaborar com seus projetos e ações. Individualmente, e de acordo com nossas capacidades, devemos realizar tudo o que esteja ao nosso alcance para ajudar, conscientemente, na conservação e proteção do planeta. Podemos, enquanto consumidores, boicotar as empresas que poluem o ambiente ou que fabricam produtos que deterioram a qualidade do ar, da terra e da água, deixando de comprar e de consumir esses produtos. Podemos agir comunitariamente, organizando-nos para reciclar nosso lixo, e exigindo das autoridades, medidas concretas a respeito. Devemos impedir e protestar contra o andamento de projetos que impliquem na destruição do meio ambiente, o desmatamento e a poluição das águas e da terra. Podemos nos organizar para plantar árvores, proteger áreas verdes vizinhas às nossas comunidades, reunir-nos para limpar os rios, fazer campanhas para limpar nossas praias. Enfim, todas essas atitudes devem transformar-se em rotinas nestes "últimos tempos".

Participando ativamente de toda iniciativa que tenha como meta o equilíbrio ambiental e ecológico, estaremos provocando mudanças positivas num curto prazo. Paralelamente, devemos exigir dos governantes e políticos leis e medidas efetivas para a conservação do equilíbrio ambiental, lembrando-lhes a célebre frase do inesquecível Jacques Cousteau: "Ecologia não é política, e sua defesa deve fazer parte dos programas de todos os partidos, e não somente de um." (2).

Estes são apenas alguns aspectos relacionados com a tríade Corpo Global do Eneagrama da Unidade. Cada um dos Eleitos deverá perceber a importância e amplitude dos conceitos ligados a uma efetiva Ação Global quando for consciente do valor e importância do seu próprio corpo físico e aplique o Princípio Hermético que diz "Assim como é em cima, é embaixo". Finalmente, devo acrescentar que a necessidade de proteger e conservar o equilíbrio ambiental e ecológico é muito mais importante para nós que para a Natureza. Esta afirmação que poderá parecer muito forte e paradoxal para alguns desavisados se fundamenta na seguinte razão:

A Natureza nunca será destruída pelo homem (outra ideia, fruto da nossa inflacionada visão antropocêntrica da existência), porque antes que isso aconteça, Ela poderá nos destruir, modificando uma vez mais a superfície deste planeta. Um desequilíbrio generalizado do meio ambiente pode provocar a destruição da civilização humana tanto direta como indiretamente. Diretamente, porque a modificação negativa do equilíbrio e ritmos naturais podem gerar grandes catástrofes. Por exemplo, o aumento da temperatura como consequência do chamado "efeito estufa" pode provocar a desertificação de zonas geográficas, hoje, produtoras de alimentos ou aumentar o nível dos oceanos, o que poria em risco, principalmente, cidades costeiras em várias partes do mundo. Indiretamente, a modificação negativa dos climas pode provocar, por exemplo, o aumento da miséria e da violência em determinados pontos do planeta. A migração de povos atingidos por grandes catástrofes provocadas pelo desequilíbrio de grandes ecossistemas para regiões mais seguras pode gerar guerras, conflitos sociais, políticos e econômicos incalculáveis. Não é minha intenção escrever aqui sobre questões amplamente conhecidas. Apenas desejo chamar a atenção dos que estão prontos para que iniciemos as mudanças que podem evitar esses e outros males que ameaçam nossa humanidade. Ainda é tempo.

Sobre a necessidade de um escudo protetor para o planeta.

Outra ameaça à humanidade é a possibilidade de um grande corpo sideral colidir com nosso planeta, destruindo nossa civilização. (3)

Por esta razão, posso alertar sobre a necessidade de criar um escudo protetor para o planeta, evitando que se volte a repetir esse fenômeno que no passado foi a causa do primeiro "erro de cálculo".

Cientistas e forças armadas devem unir-se nesse esforço e os governos de todo o mundo devem criar um fundo internacional com o objetivo de implementar um eficiente sistema de defesa planetário.

Trabalhar pela igualdade social, eliminando a pobreza e a ignorância também faz parte da missão dos Eleitos de proteger e conservar nosso mundo. Sabemos que o aumento da pobreza, que implica entre outras coisas, a falta de moradia e de infraestrutura propicia a ocupação desordenada da terra, com a consequente destruição de lençóis freáticos e de outros delicados ecossistemas. Todos nos devemos estar cientes de que enquanto existirem injustiças sociais estaremos fomentando a destruição do nosso planeta.

A questão da preservação e conservação do Corpo Global implica, portanto, o resgate da harmonia social e o fim das injustiças. Ela não pode ser unilateral nem parcial. Ela deve ser planetária e os líderes do mundo devem mobilizar a sociedade para a realização das ações que garantam esse aspecto físico-energético da Unidade Global, sem o qual é impossível desenvolver os outros dois além dos seus atuais limites. Quando compreendermos estas coisas e formos um com nosso Corpo Planetário, poderemos ter condições para realizar essas mudanças globais e sociais que poderão garantir o Princípio da Igualdade e, consequentemente, a continuidade dos nossos atuais níveis de progresso cultural e tecnológico num meio ambiente apto para a nossa evolução e para a evolução de todas as demais formas de vida existentes neste mundo. Entra aqui o conceito de Mente Global do Eneagrama da Unidade.

Ponto 6: Fé como Certeza Coletiva do Bem que está por vir: Mente Global e Idioma Único: Liberdade.

"A Internet de hoje não é a estrada da informação que eu imagino, mas pode-se pensar nela como o começo da estrada."

Bill Gates (4)

Uma Ação Global implica uma união global de todas as mentes humanas, interligadas e em comunicação constante, independentemente de seus diversos níveis de compreensão e cultura, com respeito às necessidades do planeta e da nossa espécie. Todos, segundo seu nível, devem ser conscientizados da necessidade da Unidade planetária. Nossos atuais sistemas de comunicação e informação global já possuem a capacidade de realizar a conscientização coletiva em relação a essa necessária Unidade Mental. Essa união global de mentes humanas é a Mente Global, através da qual se promoverá o intercâmbio de ideias e conhecimentos que abreviarão os tempos do fim. Se essa conscientização global não se produz, a incerteza e o medo paranóico do futuro só podem aumentar. O medo mental, cujos aspectos negativos estão explicados pela análise do Ponto Nuclear 6 do Eneagrama psicológico, provoca incerteza, egoísmo e incapacidade de visualizar futuros alternativos positivos e viáveis. O medo mental faz com que as pessoas pensem no "fim do mundo". Todos sabemos que uma das principais características da nossa sociedade é o medo. As pessoas não confiam em nada totalmente e temem o futuro. Isto aumenta o sentimento de separação e a necessidade de que cada um deve se dar bem de qualquer modo e sem se preocupar com os outros, ou seja, aumenta o egoísmo, o isolamento e a insensibilidade, fatores que inviabilizam a compreensão da Lei da Unidade de Todas as Coisas.

As pessoas, atualmente, tendem a se isolar e procuram fatores que não as comprometam com os demais (aspecto negativo do Ponto 5 do Eneagrama psicológico). Hoje, podemos ter até relacionamentos e sexo virtuais. Uma das críticas que se faz à Internet é a de que ela estaria aumentando a alienação e o isolamento das pessoas, que usariam esta ferramenta para se comunicar e interagir apenas num mundo virtual, onde além de poder "atuar" sem compromissos nem responsabilidades, poderiam "viver" fantasias e compartilhar peudoexperiências sem correr os riscos próprios do chamado mundo real. Esta maneira de viver reflete uma pseudoliberdade (Ponto 7 do Eneagrama psicológico).

Porém nós, os Eleitos, devemos trabalhar para que essa nova maneira de comunicação virtual a que chamamos A Rede (The Web) possa ser aperfeiçoada e utilizada como um instrumento para a criação e manifestação coletiva da nova Mente Global.

Através da Rede, a Mente Global poderá manifestar-se para benefício da humanidade, espalhando a Fé e a Certeza no Bem que Está por Vir em todo o mundo, incentivando as pessoas a pensar criativamente na solução dos problemas mais urgentes e atuais, mediante o uso de cenários virtuais nos quais se poderão reproduzir diversas situações específicas que facilitarão a tomada de decisões corretas assim como a exatidão das ações no mundo real. A Rede é o início do novo idioma único que todos podem conhecer e usar para intercambiar ideias e conhecimentos. A Rede não foi criada para que nos isolássemos em mundos virtuais, não foi criada para fugirmos da realidade nem para satisfazer apenas nossas fantasias e delírios. Ela tem outra "face" que nós, os Eleitos, devemos mostrar: é a face da total e livre interatividade mundial. A Rede é o fim das fronteiras. Porém a Rede, com seus defeitos e virtudes, reflete seu criador. Vai depender de cada um de nós que ela se transforme efetivamente na "Estrada do Futuro", usando o título do livro citado de Bill Gates, pela qual circulem conhecimentos e projetos que unam nossa espécie e a beneficiem. A Rede é nossa grande oportunidade para inventar esse novo idioma único com o qual poderíamos pensar criar e projetar e realizar esse Bem que está por Vir. O novo idioma global, cujo instrumento é a Internet, deve ser usado pelos Eleitos para promover a Fé no Futuro.

Sabemos que todas as coisas têm dois lados: assim como a Rede pode ser utilizada por personalidades negativas e destrutivas, também pode ser utilizada por aqueles que desejam pensar globalmente e trabalhar pela união da nossa espécie, acabando com a separatividade. Não devemos apenas criticar os efeitos negativos da Internet, devemos tomar conta dela para aumentar o intercâmbio positivo de informações e conhecimentos. Junto com a Rede, possuímos também um sistema muito aperfeiçoado de comunicação planetária: temos satélites, sistemas avançados de televisão, telefonia e rádio, que podem vir a ser canais de união, integração e criatividade para realizar a Unidade Global. Nós, os Eleitos, devemos usar todos estes meios para unir os povos da Terra num grande projeto que resgate esse idioma único que tantos benefícios provocaram em tempos passados.

Por outro lado, a Mente Global deve recriar desde o sistema financeiro até o sistema educacional visando o benefício e crescimento harmonioso de todos os seres humanos e evitando a concentração das riquezas e do conhecimento para o benefício de apenas uma parcela privilegiada de seres humanos.

Isso significa que a criação da Mente Global também passa pela superação dos dogmas políticos de "direita" e "esquerda", dos dogmas religiosos, econômicos e científicos, porque todos eles dividem a sociedade em extremos irreconciliáveis. Nós, os Eleitos, devemos trabalhar pela conciliação desses extremos, esta é a única maneira de provocar o surgimento de uma nova ordem que se refletirá numa sociedade equilibrada onde a pobreza e a ignorância não terão mais possibilidades de existir. Todas as formas de separação mental egoísta devem ser superadas (Ponto 5 do Eneagrama da Unidade), porque elas promovem uma visão parcial e subjetiva da realidade. Paralelamente, nossa relação mental com a “Quarta Dimensão”, o Tempo, deverá, aos poucos, ser transformada numa relação Universal e Harmônica, para obtermos a possibilidade de trasladar-nos até a dimensão espaço-temporal, na qual já existem esses “Novos Céu e Terra” prometidos, razão pela qual as profecias indianas nos lembram que a “passagem” para a nova Idade de Ouro ou “Satya Yuga” iniciar-se-a “repentinamente” após a compreensão da Lei da Unidade de Todas as Coisas. Esta mudança na nossa relação mental com o fator tempo não implicará apenas uma maneira de superar os atuais dogmas que impedem a consolidação da nascente “Mente Global”, também possibilitará nossa abertura para canalizar, conscientemente, aquelas energias cósmicas cuja influência positiva nos libertará como espécie da tenebrosa “prisão” mental que um dia nos separou da Mente - Uma, a qual chamamos “Vontade do Pai”.

A criação de uma Mente Global tem como base a necessidade de uma visão imparcial e objetiva da realidade, pela qual a aplicação da Lei de Unidade de Todas as Coisas promove a satisfação das necessidades objetivas de todos, o intercâmbio criativo e positivo de tecnologia e conhecimento, sem distinção de raça, credo, sexo, condição social, enfim, sem distinção de nenhuma espécie (Ponto 7 do Eneagrama da Unidade). Quando os Eleitos trabalharem pela criação da Mente Global, estarão trabalhando pela conciliação de todos os opostos. Não podemos permitir que os meios de comunicação sejam monopolizados por religiões, seitas, partidos políticos, grupos econômicos e multinacionais. Leis devem ser criadas para evitar esse mau uso que aumenta dia a dia e que favorece a criação de neo-feudos comandados por "senhores" que tratam os demais como "vassalos" e simples "seguidores-consumidores" cegos e sem vontade própria, prisioneiros deste moderno "campo de concentração" mental que chamamos de "mercado globalizado". A criação da Mente Global comprovará na prática, que o velho aforismo hermético que diz que todas as verdades são semi-verdades e que todos os paradoxos podem ser reconciliados, pode ser realizado. Se temos um Corpo Global e uma Mente Global temos também um Coração Global que sente a necessidade de trabalhar solidariamente pela Unidade Global.

Ponto 3: A Esperança e o Coração Global. Sensibilidade e Solidariedade: Fraternidade.

"A Conspiração Aquariana também está agindo no sentido de amenizar a fome – pela significação, conexão, integração. Cada um de nós é o "projeto integral", o núcleo de uma massa crítica, um administrador da transformação do mundo.”.

Marilyn Ferguson (5)

Quem possui Fé possui também Esperança e quem possui Esperança pode e sabe Amar. Assim, a tríade Coração Global completa o movimento nuclear eneagramático 9 – 6 – 3 da Unidade Global. Perdemos a Esperança quando perdemos a Fé no futuro. Uma humanidade que teme o futuro não pode ter esperança. Isso é o que acontece atualmente. As estatísticas mostram que as novas gerações não têm fé no futuro e estão perdendo a esperança. O que lhe é oferecido é inaceitável, absurdo e mentiroso. Os jovens sabem e por isso não confiam no atual sistema, nem nos seus líderes. A perda da esperança aumenta o egoísmo que se transforma em insensibilidade social e ecológica e na perda do sentimento de solidariedade. Esse é o quadro atual. Quem se torna insensível e incapaz de enxergar as necessidades alheias, não pode sentir as necessidades globais e coletivas e descuida das próprias com o desejo de satisfazer falsas necessidades (Ponto 4 do Eneagrama psicológico) Desta forma perde-se a capacidade de ver e sentir a constante e sempre presente Unidade de Todas as Coisas. Quem não tem esperança não pode atuar em benefício dos demais, não pode ver seus próximos como "irmãos" e, portanto não pode ser fraterno. Seres insensíveis não podem compreender os conceitos de Corpo Global e Mente Global. Nós, os Eleitos, devemos resgatar a Esperança latente no coração da nossa espécie, porque sabemos que existe uma Evolução possível e que podemos trabalhar juntos para que ela se realize num futuro alternativo que nós podemos viabilizar já, no nosso presente, conscientes do Eterno Agora. Podemos fazer isto por que conhecemos a Unidade de Todas as Coisas e possuímos a Fé (Mente Global) que é a certeza do Bem que está por Vir. Então devemos nos unir numa Fraternidade Mundial, num movimento global que nos permita espalhar a Esperança no mundo, sensibilizando (Ponto 4 do Eneagrama da Unidade) nossos semelhantes para que estes também se transformem em Eleitos e se sintam motivados a realizar ações em benefício da espécie e da natureza. Seres humanos ecológica e socialmente sensíveis tornam-se, naturalmente, solidários e fraternos. Assim, colaboram solidariamente ativos (Ponto 2 do Eneagrama da Unidade Global) para reverter o atual quadro de desesperança que atinge tantos milhões de corações humanos. Sensibilidade e Solidariedade: estas são as forças que devolverão a Esperança ao nosso sofrido Coração Global que clama pela Fraternidade. Todos devem se unir nesta tarefa. As religiões, fraternidades e seitas devem superar suas dogmáticas diferenças em prol deste despertar da Esperança. Elas devem hoje, mais do que nunca, promover e pregar a fraternidade e tolerância solidárias e a sensibilidade eco-social. Políticos e empresários devem criar programas contínuos de solidariedade social, junto com todas as forças vivas da sociedade, criando trabalho e oportunidades de desenvolvimento para todos. Nós, os Eleitos, somos os portadores da Esperança porque sabemos que o Bem que está por Vir é uma realidade que se concretiza e atualiza com cada ação que diminui a dor e a miséria no mundo. Todos devemos fazer nossa parte para recuperar a Esperança.

Assim a Trindade Fazer (Ponto 9), Pensar (Ponto 6) e Sentir (Ponto 3) torna-se Una, e o movimento eneagramático dos pontos 1 a 7 realiza-se em harmonia com essa Unidade:

Ponto 1: Os Eleitos são cientes do Corpo Global e trabalham para conservar a harmonia social e o meio ambiente;

Ponto 4: Eles sensibilizam todos os seus semelhantes para trabalhar em prol de ideais ecológicos e sociais;

Ponto 2: Quando todos são sensibilizados e unidos pelo Coração Global resgatam a Esperança, então a Solidariedade acontece, provocando ações;

Ponto 8: Essas ações estão baseadas na compreensão de que, protegendo o planeta e a sociedade, criam-se as condições para que a Vida Una continue seu natural desenvolvimento harmônico de acordo com a Lei de Unidade de Todas as Coisas;

Ponto 5: Essas condições apropriadas se estendem a todos, sem diferença de nenhuma espécie. A ciência e a tecnologia se aperfeiçoam com este objetivo. Um novo sistema de educação global é estabelecido. O sentimento de separação é eliminado e todos se unem mentalmente com o mesmo objetivo: transformar este planeta num paraíso.

Ponto 7: Unidos mentalmente todos promovem a Mente Global, criando, desenvolvendo e compartilhando tecnologias e conhecimentos que aumentam a Unidade Global e a Harmonia planetária num clima de Igualdade (Ponto 9 do Eneagrama da Unidade), Liberdade (Ponto 6) e Fraternidade (Ponto 3). O sistema de comunicação global incentiva a união e o progresso mundial. A Fé no futuro se transforma numa certeza, o que aumenta nossas capacidades para aperfeiçoar a Unidade Global iniciando-se assim um novo movimento até o Ponto 1 do Eneagrama da Unidade Global, o que implica a consolidação do processo 9, 3, 6, que assim continua se aperfeiçoando, sendo cada perfeição obtida, não num fim, mas apenas no início de um novo processo eneagramático positivo para a evolução da nossa espécie num mundo harmonioso e ordenado, de acordo com a Lei da Unidade de Todas as Coisas!

O Eleito que refletir profundamente no Eneagrama da Unidade Global, poderá descobrir muitas outras coisas relacionadas aos movimentos e processos eneagramático positivos e criativos, desdobrando seus benefícios tanto para as organizações para as quais trabalha quanto para o aperfeiçoamento de si mesmo, de seus próximos e da sociedade planetária na qual está inserido. Este é o início de uma verdadeira Globalização. Sei que todos os conceitos envolvidos neste processo eneagramático para a Unidade Global implicariam a análise de muitos aspectos teóricos e práticos, porém, devido à urgência dos tempos alternativos, posso apenas dar um explicação breve de cada um deles, com a certeza de que os Eleitos de todo o mundo aperfeiçoarão e ampliarão não apenas estas ideias básicas como também descobrirão os meios para levá-las à prática. 

Facebook

Twitter