Conheça os artigos de coaching que Escola Eneagrama oferece

06.01.2011

Desenvolva sua Vontade

Desenvolva sua vontade! © Khristian Paterhan C.

“Existe uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.” Albert Einstein, autor da teoria da relatividade.

Qual a diferença entre vontade e desejo?

A vontade implica num ato de consciência, um movimento determinado em direção ao que realmente queremos, enquanto que o desejo é frágil, passageiro, irreflexivo e inconsciente.

Vontade deriva da raiz latina volus que significa movimento, sentido, direção.

A vontade implica em e-volu-ação, implica crescimento, realização, expansão.

Muitas vezes você apenas deseja que aconteçam determinadas coisas na sua vida, poucas vezes você teve vontade para realizá-las. Desejar é padecer. Sim, nossos desejos nos levam, seduzem-nos, cativam-nos. Nossos desejos podem nos escravizar enlouquecer, viciar. Eles não são “bons”, nem “maus”, eles apenas nos “acontecem”.

Às vezes, outorgam-nos prazer, às vezes, provocam-nos remorsos, às vezes, tornam-se prisão, às vezes, alegria, temporal, passageira... desejos são momentos.

Nossos desejos nos deixam passivos, eles nos levam, eles nos conduzem.

Você já experimentou tantas vezes os frutos do desejo! Você sabe disso! Sim, você sabe, lá no fundo, que exercitar sua VONTADE é raro.

Você sabe que muitas coisas acontecem na sua vida sem sua intervenção, ou pelo menos, sem se dar conta das causas.Você já viveu experiências que não queria viver, já percebeu que muitos frutos dos seus desejos eram apenas ilusões.

Você quer ser ciente das suas escolhas? Quer ter mais domínio da sua vida, quer evoluir, triunfar, crescer, amar, ser feliz? Então, desenvolva sua vontade.

Vontade é querer. O querer no Eneagrama está relacionado com o que chamamos de motivação, ou seja, àquilo que nos “move” em direção daquilo que chamamos nossas metas e objetivos.

Esse movimento em direção a nossos objetivos, o Eneagrama chama, Esperança. Vontade é aquela motivação firme, inabalável, fundada na esperança de que realizaremos nossos sonhos.Vontade é fazer realidade suas escolhas conscientes.

No Eneagrama, o fazer é diferenciado do acontecer. No acontecer está presente o acaso. No fazer, existe consciência. Essa consciência de fazer, realiza, consolida, fundamenta. Esse fazer, no Eneagrama, é chamado de Amor. Vontade é amor e o amor supera o desejo, simplesmente, porque o amor constrói.

Vontade é certeza e convicção. No Eneagrama, a certeza implica uma visão clara do que realmente queremos, implica a forma mental que arquitetamos quando estamos determinados, quando focamos nossos objetivos.

No Eneagrama, essa certeza é chamada de Fé.

Agora, é com você! Fique à vontade!