Artigos

30.01.2011

Coaching ou Psicoterapia?

Coaching ou psicoterapia?  © Khristian Paterhan C.

Muitas pessoas interessadas em seu desenvolvimento profissional e individual ficam confusas quando devem decidir o melhor caminho para realizar suas metas, objetivos e sonhos: coaching ou psicoterapia?

Para a maioria das pessoas, a psicoterapia está relacionada apenas com a resolução de problemas internos muitas vezes, provocados por questões não resolvidas e que estão atrelados ao passado de cada um: traumas antigos, crenças limitantes, emoções mal resolvidas, ações cujo significado negativo deixaram sequelas psíquicas que afetam a vida atual de um indivíduo.

Por outra parte, o coaching é definido como a “arte de aprimorar o desempenho dos outros.” Está centrado na realização do futuro e no desenvolvimento de comportamentos, atitudes e competências que façam possíveis a realização e o sucesso  de um empreendedor ou de um profissional.

As empresas solicitam os serviços dos profissionais de coaching para conseguir que seus diretores, executivos e colaboradores atinjam objetivos e tenham sucesso em seus projetos e trabalhos. As pessoas procuram a psicoterapia quando estão atravessando crises internas e quando procuram superar problemas psicológicos. 

Na verdade, ambas as práticas são recomendáveis e não excluem uma a outra, elas se complementam.

Vejamos um exemplo: Como é que podemos treinar líderes capazes de mobilizar positivamente as pessoas se eles não possuem um comportamento assertivo?

Boas “técnicas” de liderança, tornam=se mais poderosas nas mãos de quem está equilibrado psicologicamente e para isso se faz necessário que os líderes saibam quais são as suas limitações internas e as superem.

Ora, algumas dessas limitações comportamentais têm suas causas no passado e em experiências que não foram bem resolvidas. Por isso é que, mais de 60% das demissões nas empresas têm como causa fundamental, comportamentos negativos e não incompetência profissional.

Sugiro que, caso você tenha como meta, crescer individual e profissionalmente, procure um bom coach e um bom psicoterapeuta.

A psicoterapia não deve ser procurada apenas quando estamos em crise, ela nos permite harmonizar e equilibrar nosso mundo interno através da adequada resignificação do passado. Quando estamos “resolvidos” em relação ao passado, podemos criar um futuro sólido no presente com o apoio de um bom profissional de coaching.

Crescer interna e externamente é o segredo do sucesso. Este é um dos objetivos dos nossos Treinamento Sistema Eneagrama 360º.

Participem e divulguem este artigo, mencionando apenas minha autoria.

Grato a todos!

Khristian Paterhan C.

Facebook

Twitter